sexta-feira, 2 de maio de 2014

Quem tem medo das fraldas de pano?

(Arquivo pessoal Matrem)

Há quem morra de desgosto quando ouve uma mãe dizer "eu uso fraldas de pano no meu filho". A cabeça começa a formigar com imagens de cocôs gigantes que nunca desgrudam, manchas eternas, tanque lotado até a alma, sol para quarar, pilhas e mais pilhas de fraldas para passar, alfinetes assassinos, fitas crepes..... CORTA! E rapidamente, para não deprimir e aliviar o estresse psicológico, surge a imagem de uma fralda "high tech" com absorção 12h, sensação seca e que é só enrolar e jogar no lixo. Claro que a segunda opção é mais atrativa. Mas, nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que facilita a sua vida é maneiro e moderno. 
Estamos numa Era em que, ser moderno é ser, dentre outras coisas, sustentável, ecologicamente correto, levar uma vida saudável e saber se destacar sem ser "over". E as fraldas de pano modernas são tudo isso. Cheias de charme e de vários modelos, cores e estampas, elas são fabricadas em diferentes tipos de tecidos, possuem absorventes super potentes, "liners" biodegradáveis e ainda compõem o visual do seu baby de uma forma super descolada. 
Esqueça tudo aquilo que você, um dia, aprendeu sobre as fraldas de pano e se liga: elas podem ser classificadas em diurnas, noturnas, de banho e de treinamento; são laváveis à máquina, não necessitam de muito sabão e não precisam ser passadas. Ficou chocada? 
Então leia mais essa: as fraldas de pano modernas também são fabricadas em tamanho único e podem ser usadas desde o nascimento até o desfralde. Caiu dura né? Agora pensa na economia que isso vai te garantir.
Em média, um bebê gasta 5.500 fraldas desde o nascimento até o desfralde. Cada fralda descartável custa em média R$ 0,70. Fez as contas? Pesado né? Agora, pra encerrar, pense pra onde essa fraldaiada vai... Bom, essa nem eu sei, já que elas não se decompõem no meio ambiente e não possuem um local apropriado de destino. 
Conheci as fraldas de pano em um curso para gestantes que participei no Rio de Janeiro e a partir daquele dia, decidi que o meu filho as usaria. Elas são fofas, confortáveis e me geraram um custo médio de R$ 800,00 (incluindo capas que servirão até o desfralde e ainda serão aproveitadas para o próximo filho, fraldas de pano comuns e absorventes). 
Os tecidos das fraldas de pano modernas se utilizam de tecnologia, são de lavagem fácil e, assim como as fraldas descartáveis, também têm a função "seca", onde o neném não sente a umidade do xixi, e ainda possuem "liners", que são paninhos que bloqueiam a passagem de sólidos e podem ser biodegradáveis, ou seja, você pode jogar no vaso e dar a descarga tranqüilamente. Algumas fraldas são feitas com tecidos mais leves e respiráveis, outras com tecidos mais grossos e absorventes para o período da noite, outras com lycra e dryfit para praia e piscina, e TODAS as opções dispensam o uso de pomadas preventivas de assaduras, pois, ao contrário das descartáveis, não absorvem a umidade natural da pele do bebê. (Opa, vejo mais uma economia). 
Elas vêm com diferentes apresentações: somente capa, capa com bolso (pocket) e com ajustes de botões, elásticos ou velcro. Os recheios e absorventes também são de diferentes materiais e números de camadas, o que pode facilitar a vida da mamãe que precisa de "determinada função naquele momento". Um bebê que já está em fase de desfralde, por exemplo, necessita de boa absorção, mas também precisa sentir que está molhado para entender o processo. Já no neném menorzinho, que dorme bastante e precisa de um conforto maior, a mamãe pode optar por absorventes com cobertura seca como o "soft", por exemplo. Mas, Juliana, e o cocô molinho do neném que ainda não come e só mama, como é que a gente faz pra tirar do tecido? Pois bem, esses absorventes e capas são de fácil remoção residual, ou seja, por mais que o cocô penetre no tecido, ele não vai manchar e nem vai ficar por ali forever. E quando o seu baby já estiver na fase dos sólidos essa etapa passa e fica tudo ainda mais fácil! Dica preciosa: tire o excesso do cocô com água morna ou em água corrente, deixando penetrar bem no tecido. E depois, quando for tudo pra máquina, vai sair limpinho como novo. Mas, Ju, as fraldas de pano gastam muita água e sabão. Aí fugimos do "ecologicamente correto"! NANANINANÃO!!!! Você já pensou no quanto de água é necessário para se fazer fraldas descartáveis??? Pode apostar que nem se compara aos litros que você vai deixar escapar da sua máquina em uma semana. Em relação ao sabão: 1 colher de sopa de sabão de coco em pó é o suficiente para uma "maquinada" de fraldas e roupinhas. 
Bom, sigamos em frente. Quanto à escolha dos absorventes, eu ainda prefiro usar como recheio das capas as fraldas de pano comuns, tipo Cremer e acrescentar, de acordo com a necessidade, os absorventes e liners. Elas deixam o bumbum respirar bem e, na minha opinião, são bem fáceis de limpar. Podem me chamar de doida, mas tenho o maior prazer em lavar na mão as fraldas do Joaquim. E quando, por um acaso, fica alguma manchinha, coloco um pouquinho de bicarbonato de sódio e deixo 10 minutinhos no sol. É tiro e queda. 
Mas, olha, tirem da cabeça que fralda de pano dá trabalho! Assim como muita coisa na vida, elas também evoluíram. E, se houver uma rotina de lavagem, é só juntar as fraldinhas sujas em um lugar separado (diferenciando as de xixi das de cocô) e depois colocar na máquina junto com as roupinhas do seu filhote. E isso não é ficar horas com o umbigo no tanque esfregando pano. Afffff! 

(Arquivo pessoal)
E para as mães que, como eu, gostam de fazer os "origamis" de fralda para vestir por baixo das capas, podem aposentar os seus alfinetes e fitas crepe, pois os "Snappis" vieram para fazer dessa tarefa algo beeeem mais prático! Viu? Não é um bicho de 7 cabeças! E os bumbuns além de ficarem saudáveis e longe das assaduras, estão sempre muito lindos! 
Espero que tenham entendido um pouco sobre as fraldas de pano modernas. 
Aqui em casa a gente usa e aprova! 

E para quem se interessar, segue o link da loja onde comprei a maioria das fraldinhas do Joaquim:  http://www.chiquitabakana.iluria.com/
Vocês também podem encontrar fraldas fofas e outros produtos em: http://www.espacomamifera.com.br/.

Boa noite! 
Namastê. 

2 comentários:

  1. Ju, tb aposto mto nas fraldas de pano! Optei por uma solução "intermediária": ganhei mtas fraldas descartáveis no chá de bebê e irei usá-las. E qdo terminarem tenho as minhas fraldas ecológicas que são sustentáveis, práticas, de tamanho único e ainda secam super rápido, já fiz o teste. Inicialmente estou com 7 fraldas e absorventes, mas dando certo quero comprar mais sim. Elas foram mto baratas, custaram um total de 22 dólares! Comprei no site Aliexpress que possui uma infinidade de fornecedores e modelos para tds os gostos.

    ResponderExcluir
  2. Isso é que é modernização! Ecologicamente correto!

    ResponderExcluir