sábado, 26 de abril de 2014

"Seu filho dorme na sua cama? Que absurdo!" Reflexões sobre Cama compartilhada.


Abrirei os serviços com a seguinte citação:

"Muitas vezes eu me sinto ridículo por dar meu selo de aprovação para algo que é, na verdade, uma coisa tão natural. É como reinventar a roda e exaltar suas virtudes. Será que a intuição dos pais está tão desacreditada que um homem estranho teve que dizer às mulheres modernas que é perfeitamente normal dormir com seus bebês?"


(Dr. William Sears - Pediatra Norte americano disseminador do Attachment Parenting - o que conhecemos, aqui no Brasil, como Criação com apego).


Então, meus queridos! Por que tanta polêmica acerca de uma coisa tão milenarmente natural? 
O bicho homem, com o passar dos séculos e hoje, das horas, foi perdendo a sua capacidade instintiva. A capacidade de CUIDAR de verdade. Pois é, o povo esquece que é bicho e fica cheio "Kaô" na hora de criar os filhos. 
ACORDEM, MEUS QUERIDOS! 
Além da vida passar rápido e os filhos crescerem na velocidade da luz, dormir pertinho de quem se ama é a melhor coisa do mundo! E aí, eu pergunto aos papais e mamães de plantão: vocês dormem separados um do outro? Não né? Bate aquele vazio quando um dos dois viaja e a cama fica incompleta... Não é mesmo? Pois bem, por que deixar que o seu bebê durma sozinho se, por nove meses ele ficou coladinho com a sua mamãe, protegido e muito quentinho e confortável? Já pensou no medo que ele pode sentir ao acordar e não ver o seu porto seguro?
Eu teria um milhão de perguntas a fazer, mas acredito que só estas já bastam pra começarmos a refletir. 

Dizer que dormir com o seu bebê não é seguro, que ele pode sofrer da tal Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI) é conversa fiada de algumas organizações médicas para desencorajar os pais a praticarem a cama compartilhada. Baseado em que os pesquisadores podem afirmar que isso aumenta essa probabilidade? Muito pelo contrário! Em culturas onde essa prática é super comum os índices de SMSI são infinitamente menores e até inexistentes. Lembrem-se: pais INFORMADOS não caem nessa e sabem que bebês têm necessidades de ALIMENTAÇÃO e CONTATOS NOTURNOS que só quando se dorme juntinho podem ser plenamente atendidos. 

Mas, afinal, o que é CAMA COMPARTILHADA (Co-sleeping)? 
Tem gente que só de ouvir essa expressão já se treme todo e começa a piscar de nervoso! rss
Mas vou responder a essa pergunta com uma passagem do texto do colega Thiago Queiroz (papai super apegado), criador do Blog "Paizinho vírgula!"

"Muitos termos relacionados ao sono dos bebês são usados de modo intercambiável, o que pode causar confusão. A API (Attachment Parenting International) usa as seguintes definições:


  • Co-sleeping refere-se a dormir a uma “distância próxima”, o que significa que o filho está dormindo em uma superfície diferente, mas no mesmo quarto dos pais. Isto inclui o uso de berços de vime, moisés, ou berço-cama (um berço com apenas três paredes, anexado à cama dos pais, onde a quarta parede não existe, permitindo acesso livre dos pais diretamente da cama). Para filhos mais velhos, isto pode ser dormir em uma cama separada no mesmo quarto dos pais, ou dois ou mais irmãos mais velhos dormindo juntos em um quarto separado dos pais.
  • Cama Compartilhada, também chamada de “cama familiar”, descreve um arranjo de sono onde os membros da família dormem na mesma superfície. Esta prática é recomendada apenas para famílias que amamentam usando as Diretrizes de Sono Seguro da API.

ROTINAS NOTURNAS

  • Independente dos arranjos de sono, as rotinas noturnas frequentemente ajudam todos a se relaxar depois de um dia atribulado, e a estabelecer hábitos de sono mais saudáveis
  • Experimente encontrar a rotina que funciona melhor para o seu filho e lembre-se que qualquer rotina noturna pode levar 30 minutos, ou uma hora, ou mais
  • Tenha em mente que as rotinas de sono mudam ao longo do crescimento e amadurecimento do seu filho. Mantenha o senso de humor e seja flexível
  • Ajude o seu filho a aprender a confiar no seu próprio corpo quando ele estiver cansado, reconhecendo sinais de cansaço, e não forçando ele a dormir quando não estiver cansado, ou tentando mantê-lo acordado quando ele estiver cansado, só para cumprir a rotina
  • Quando a hora chegar do seu filho fazer a transição para sua própria cama, assegure que a transição seja gentil e que os pais respondam a quaisquer sentimentos de medo ou tristeza experimentados pela criança
  • As crianças mais jovens, que têm sua própria cama, tendem a dormir melhor quando os pais deitam com elas em suas camas até que elas fiquem bem sonolentas, ou até que elas durmam. As crianças crescem e dispensam esta necessidade quando estiverem prontas e irão alegremente dormir por conta própria
  • Crianças mais velhas podem ainda apreciar um breve aconchego com seus pais antes de irem para a cama
  • Nem a criação, nem a cama compartilhada precisam desencorajar a intimidade; com um pouco de criatividade, incluindo momento e local certo, o casal pode garantir que a intimidade não seja atrapalhada indevidamente por casa do novo bebê".
(pra quem quiser conhecer o blog do Thiago: http://paizinhovirgula.com/)

A prática da cama compartilhada é saudável pra toda a família. Não só pelo fato de os filhos se sentirem acolhidos, protegidos e felizes, mas também pela cumplicidade e respeito que se cria através do conhecimento mútuo. 
Como eu disse lá em cima, um bebê precisa se sentir próximo à mãe. Seu alimento precisa chegar rápido para que não haja necessidade de choros. A mamãe deve estar perto para detectar qualquer comportamento estranho e agir rapidamente, se necessário, além de atender às necessidades de afeto do seu anjinho que, certamente, vai acordar pra ter certeza de que você está ali, protegendo e cuidando dele. Isso vai fazê-lo crescer confiante, saudável emocionalmente e conectado à família. 
Não tenhamos medo de voltar às origens da criação e praticar o que, por instinto, sempre deu certo em todas as espécies. 
Criar os filhos pode ser difícil sim e sempre haverão muitos dedos apontando em nossa direção, mas com DECISÃO, INFORMAÇÃO e AMOR, o sucesso é sempre garantido. 
Portanto, amigos apegados e conscientes, continuem no caminho que acreditam ser o melhor para seus filhos e nunca deixem faltar afeto e diálogo. 

E, só pra constar, aqui em casa dormimos todos no mesmo quarto e o Joaquim, no auge dos seus 8 meses dorme conosco quando quer ou precisa. Enquanto eu escrevia essa postagem ele dormia deliciosamente ao meu lado pousando sua mãozinha na minha perna. Acordou, olhou pra cima, viu que estava "tudo sob controle" e voltou a dormir com um beijinho da mamãe. Tem coisa melhor?

Compartilhar a cama é compartilhar os SONHOS. 

Um super beijo.
Namastê. 

10 comentários:

  1. Ju, minha cama é de casal e de vez em quando cabem quatro, de vez em sempre cabem três. Muito amor! enquanto eles quiserem vai caber!!!
    Beijo sua linda!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito ju...o Théozinho dormiu do dia em que nasceu (17/04/13) até o dia 20/2/14 colado em mim, e muitas vezes pra não incomodar eu e ele, o P.A. dormia no colchão ao lado da nossa cama...portanto ele só passou para um bercinho q fica coladoooo na minha cama com quase 1 ano e não por vontade minha mas sim dele q começou a ficar grandão e espaçoso rsrs e o papai passou a ficar agarradinho nele na hora de dormir e foi então q ele começou a acordar de madrugada, e hj em dia é assim, tem noites q ele chama com a mãozinha e pede nosso meinho na cama, mas por mim meu filhotinho ficaria aqui embaixo da minha asa e do papai tbm pro resto da vida rsrs Parabéns pelo blog...maravilhoso Aline Saraiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Ju! Uma amiga minha me mostrou uma dessas caminhas de bebê que ficam acopladas a cama adulta. Achei bem legal, mas na época já tinha comprado o berço. Em td caso, a Valentina dormirá no msm quarto q a gente. Mas confesso que tenho medo de deixá-la dormir na cama com a gente e amassá-la. Eu e o Rafael nos mexemos mto!

      Excluir
  3. O meu tbm dorme coladinho a mim desde que nasceu.... As pessoas sempre perguntam... Ele dorme no berçinho né? Qdo eu digo q não vem a chuva de criticas.... Uma coisa tão natural dessa e as pessoas vivem fazendo drama.... Vc explica mto bem neste texto, adorei!!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Juliana, concordo com suas e acho que os pais deveriam confiar mais na educação dos seus filhos e olhar para as necessidades deles mais que suas próprias. Muitos ultrapassam o tempo de deixar seus filhos crescerem, tornando- os dependentes e imaturos e, dormir na cama dos pais depois de uma certa idade, influencia diretamente. Muitos pais justificam essas atitudes usando o discurso de que amam seu filhorçe eles nao conseguem dormir sozinhos, mas as crianças maiores precisam do seu propiro espaço.
    "Seu alimento precisa chegar rápido para que não haja necessidade de choros" essa foi a única frase que me fez pensar melhor. O desejo por tudo passa pela falta. Sem falta nao há desejo. A criança precisa sentir falta, em um primeiro momento, para desjar. Nao estou dizendo que vamos deixar as criança morrerem de fome, mao choro faz perte do desejo. A criança que tem tudo prontamente, por que os pais tem medo que elas chorem cresce sem desejo. E esse é um problema enorme na educação hj. Quem fala isso é. Winnicot, ele chama de mãe suficientemente boa, Vale a pena ler. Nao sou mãe, mas quando for nao pensarei duas vezes em deixar meu filho dormir comigo. Lembrando sempre de deixa- lo crescer na hora certa. Beijos e parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Muito obrigada pelo seu comentário. Quando eu digo de choro é aquele continuo que ultrapassa determinado limite. Fisiologicamente, isso não é saudável para o Bebê, pois ele começa a produzir determinados hormônios que são danosos.
      De qualquer forma, não somos capazes de impedir um choro de fome, de sono ou de qualquer outra coisa, mas somos totalmente capazes de acalentá-lo e cessá-lo prontamente.
      Antes de engravidar, eu pensava diferente. Mas depois que comecei a ler alguns estudos científicos e, principalmente, depois que o Joaquim nasceu tudo mudou. kkkkkkk
      E é assim que vamos aprendendo, trocando informações e experiências.
      Um beijo. E mais uma vez, obrigada!

      Excluir
    2. Nunca vi problema algum em minhas filhas dormirem comigo, pelo contrário sempre amei e muitos eram contra, nunca liguei pro que os outros falavam, o que ganhei? Até hoje amam ficar comigo na cama, temos nosso momentos juntas e olha que já estão com 19 e 12 anos, mas o carinho junto da mamãe elas não perdem, amo muito.

      Excluir
  5. Sou mãe velha e de primeira viagem. .. Não existe pior combinação!! Mas para educar Davi tive que confiar muito no meu instinto materno. Chuvas de criticas caíram sobre a minha cabeça quando eu e meu marido decidimis compartilhar a nossa cama com nosso filhote. A primeira e a mais firte dessas críticas foi que criariamos una criança insegura!!! Foi aterrador!!! Imagina... eu... toda pea frente. .. errando na educação do meu filho... indo contra todas as teorias existentes... pois bem... Davi fará 3 anos no próximo dia 4 de maio. .. é super independente. .. calmo... saudável ... ignorou solenemente a tal crise do "terrible two" e principalmente é feliz!!! Ainda dorme conosco mas ele tem o tempo dele e acredito que quando chegar a horinha dele ... ele vai pular para sua caminha!!! Sem estresse... sem brigas... só com amor!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi. Ju.... Escutei por diversas vezes de pediatras que era um crime permitir que os filhos dormissem comigo e o pai.... Meu caculinha hoje tem 21 anos e assumo minha culpa..... Minha cama sempre foi acampamento, dormíamos por vezes os 5 e quer saber???? Foi a melhor coisa..... Até hoje sempre tem um cantinho quando precisam de colo ou ombro.... É UMA DELÍCIA!!!!! Aproveite bem com o JOAQUIM.....
    Pssa tão rápido que quando acordamos...... já estão enormes, barbados....

    ResponderExcluir
  7. acho essencial o bebe dormir pertinho de nós..transmite segurança, aconchego, carinho... :)
    minha filha não dorme na mesma cama, mas o berço é colado na cama e eu acordo com a mãozinha dela puxando meu cabelo ou mexendo no meu rosto..rsrs.. não há nada mais gostoso!

    ResponderExcluir