domingo, 11 de maio de 2014

O verdadeiro dia das mães.

(Arquivo pessoal Matrem)

O mês de Maio chegou. E como já se é determinado, o seu segundo domingo é dedicado às mães. Mas, por que essa data específica? 
Sempre ouvimos dizer que " dia das mães é todo dia", e isso é a mais pura verdade. Mas, se me pedissem pra escolher um dia que celebrasse de verdade a existência de uma mãe, eu escolheria a data de aniversário de seu filho. 
Pense só... Desde o dia em que engravidamos, nossas vidas se transformam e passamos a nos preparar para um outro dia ainda mais transformador, o do nascimento do nosso filho. É como um ensaio para uma grande e importante estréia. A estréia de uma vida. A estréia de uma MÃE. E, na minha opinião, esse deveria ser o NOSSO DIA (dia de cada uma)! É quando a vida decide transbordar através de nós e "vazar" em forma de filho. E o amor, de tão grande, deixa de caber em um coração só e decide se dividir em dois, ou mais, para multiplicar por infinito. 
O verdadeiro dia das mães é aquele que a gente sentiu pela primeira vez o nosso bebê. Que as peles se tocaram, que os cheiros se misturaram, que o seio se transformou em fonte de alimento e a vida passou a fazer total sentido. O verdadeiro dia de uma mãe é aquele que ela descobre a capacidade de amar alguém mais do que a si mesma. 
O segundo domingo de Maio, aleatório coitado, é o dia que inventaram para nos lembrarem de celebrar (presentear) as nossas mães. Será que realmente precisamos dele? Sempre me fiz essa pergunta (assim como sempre me indaguei sobre o dia dos pais, das avós, dos namorados...).
Hoje, como mãe, acho muito mais legal e significativo ter um "dia das mães" exclusivo, onde eu possa comemorar de verdade o motivo da data, que é o nascimento meu FILHO. 

Contudo, se existe essa data no calendário, não vamos deixar de confaternizar. Não é? Afinal, em meio a tantos dias exaustivos e intensos, um "mimo" é muito bem vindo. Rsss.

Mãe é dádiva em forma de gente. É quem nos ama incondicionalmente, sem contabilizar nossas falhas e acertos. É quem, realmente, faz TUDO por nós, como se não houvesse o amanhã.

Desejo a todas as mães um dia cheio de amor e rodeado de filhos e avós. 

Ser mãe é ter, todos os dias, motivos para agradecer. E ser filho é ter motivos, de sobra, pra dizer "Eu te amo". 

Feliz dia das mães! 
Em especial para a minha querida mãe, Tania. 

Namastê. 

Um comentário:

  1. Eu, sempre admiradora dos seus texto, me comovo, e compartilho do seu pensamento..
    Beijos e um "Felicíssimo"dia das Mães pra você!
    Sinto saudades.
    Beijo da tia Beth pro meu querido Joca.

    ResponderExcluir