sábado, 24 de maio de 2014

Experimentando Arte com a barriga.


(imagem retirada da internet)

A postagem de hoje é fofa e traz duas coisas lindas e extremamente significativas para se fazer com o barrigão. Além de serem atividades gostosas, ajudam no auto conhecimento, na aproximação de outros membros da família à gestação, propiciando um momento de reflexão e também auxiliando no alívio daquela ansiedade inevitável que o fim da gestação nos traz. Fazer arte é tudo de bom, mas quando essa mesma arte é feita com amor e com gente amada em volta, ahhhhhh, é maravilhoso!

Primeiramente, apresentar-lhes-ei a "Ultrassom" Natural. 
Linda de se ver e vivenciar, ela consiste em desenhar o bebê na barriga da gestante. 
Mas como?
Artavés de manobras de palpação, a doula, ou parteira, ou outra pessoa especializada nisso, vai, antes de mais nada, analisar a posição do bebê dentro da barriga da mamãe, e depois, com pincéis e muita calma e tinta colorida vai desenhá-lo suavemente, mostrando o lado para o qual está virado, as áreas onde há líquido, onde está localizada a placenta, cordão umbilical e, com toda sensibilidade, vai transbordar a calmaria feliz que reina naquele útero quentinho e aconchegante. 
Essa atividade é deliciosa, pois pode envolver toda a trupe da casa. Imagine cada um com seu pincel, colorindo o mais novo integrante da família e pintando o seu sorriso de satisfação por ter uma família tão unida. Não é o máximo? Essa ultrassom convida o papai e os imãozinhos a sentirem a posição do bebê, seu tamanho e seus movimentos, identificando a cabeça, a coluna e os pés. É realmente uma viagem ao universo da imaginação, e ainda poupa o neném das radiações do ultrassom tradicional. Demais, né? 
No Brasil afora já se encontra parteiras, doulas, obtetrizes e enfermeiras obstétricas que fazem esse trabalho. Vale muito à pena. 

(foto retirada do site de Naoli)
Essa prática começou a ser difundida e conhecida por aqui através do trabalho da Naoli Vinaver, uma "parteira mexicana contadora de histórias", que vive em Florianópolis e é internacionalmente reconhecida por sua competência, respeito e amor à vida. 


Bom, outra atividade DELICIOSA, que também vai envolver seus filhos e marido e que vai eternizar o seu barrigão é a Barriga de gesso. 
Dessa experiência eu provei e foi incrível! Só depois que eu retirei o molde de gesso e vi a barriga "fora de mim" que pude ter a real noção do seu tamanho. Para isso, contei com a ajuda e habilidade do meu marido, Adelmo. Foi muito legal, demos muitas risadas e fizemos muita sujeira. 
É muito simples de se fazer essa barriga, você só vai precisar de ataduras de gesso, água e paciência. O processo leva em média uma hora, sem contar o tempo de secagem. Portanto, é pra curtir mesmo e sentir os movimentos que o seu baby vai fazer durante a 'brincadeira'. 
Depois que a barriga estiver seca é só tirar com cuidado e deixar secar 'de verdade' por mais 7 dias. A partir daí, já se pode viajar na customização e fazer uma super peça de decoração com doces recordações.

(Arquivo pessoal Matrem)

 A nossa barriga foi feita com 40 semanas e foi de grande valia para afastar as aflições de uma mãe ansiosa.
Meu marido foi muito paciente e colocou todo o seu dom artístico e de pedreiro em prática. Cada quadradinho de atadura foi devidamente colocado com muito amor e respeito à morada temporária do Joaquim, que interagiu o tempo inteirinho com seus chutes e cambalhotas.
É, estou com saudades do meu "look barriga". Rsss.



Então, meninas, se animaram?
Essas duas dicas são realmente encantadoras e valem ser testadas. Se você tem uma doula ou parteira, pergunte a ela sobre essas riquezas e faça a que estiver ao seu alcance. Além de aproximar, fazer curtir, conhecer e colorir, são duas formas gostosas e divertidas de se vivenciar esse momento tão lindo e único.

Espero que tenham curtido essa postagem.
E se, por acaso, alguma das leitoras se aventurar, não deixe de escrever um relato por aqui. Ok?

Boa Noite a todos!
Namastê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário