quinta-feira, 15 de maio de 2014

Meu mamilo rachou, e agora?


Hoje, uma amiga veio me perguntar o que fazer, pois há cinco dias o seu filho nasceu e o bico do seu seio está rachado. Resolvi fazer uma postagem direcionada a ela, mas também a outras amigas que, um dia, me perguntaram a mesma coisa.
Quando a gente engravida, uma avalanche de dicas e truques "para o seio não rachar" surgem das mangas de muitas tias, avós, amigas e vizinhas, porém algumas coisas não são aconselháveis de se fazer.
Já se sabe, hoje em dia, que não há necessidade de preparar as mamas para a amamentação e sim, estudar formas de oferecer o seio para o seu bebê. Porém, não custa fazer algumas coisas que não trarão nenhum malefício para a saúde dos seus mamilos, como por exemplo, pegar sol nas mamas e usar a concha de silicone, com consciência. 
Esqueça as buchas, cremes e pomadas, pois tudo isso afina a pele do seio e do mamilo, fazendo com que o local fique mais sensível e ainda mais propenso às fissuras. Jamais coloque mamão no seu seio! Isso é uma porta escancarada para infecções, bactérias e afins. 

- Bom, como então evitar as rachaduras e machucados? 
Corrigindo a pega do seu bebê! 
E isso começa com a forma que você deve oferecer o seu seio a ele. 
O ideal é que, na hora da mamada, você, mamãe, se certifique de que o seu filho está abocanhando não só o seu bico, mas também a sua aréola. Dessa forma não haverá obstrução da saída do leite e nem machucará você. Quando o bebê só suga o mamilo o leite não sai e a região fica irritada, ocasionando dor e rachaduras. 


Para garantir essa pega, tente segurar o seu seio de forma facilitadora. 
Uma alternativa muito boa é "amassar" suavemente a aréola e inseri-la toda (ou boa parte dela) na boca do bebê, como na foto abaixo. 
Queixo no seio e nariz livre.
O polegar posicionado na parte superior da aréola 

facilita a 'manobra', pois com o bico elevado, o bebê
vai abocanhar primeiramente a parte inferior da aréola
e, em seguida, (após soltar o polegar), a outra parte 

se acomoda automaticamente.

Não se preocupe, seu filho não vai se afogar! E seja suave, assim você não sentirá dor.
Para que o seu bebê abra a boca, basta encostar o bico do seio em seus lábios. E quando ele já estiver craque na pega perfeita, não há mais necessidade de fazer essa manobra.
Lembre sempre de estar com ombros relaxados e os braços bem posicionados para que o conforto seja garantido e a mamada flua bem. E, durante o processo, segure a mama com a mão em forma de "C", para que não haja obstrução dos dutos. Algumas mães seguram com os dedos indicador e médio, como se fosse uma tesoura, e isso pode atrapalhar a fluidez do leite. 
Uma outra dica importante para ficar livre das rachaduras é manter os seios sempre secos. E aí entra o banho de sol! 
- Mas, por que sol? 
Porque a sua luz, além de fornecer Vitamina D, vai dar resistência à pele do seu mamilo e adjacências. Vai mantê-lo seco e evitar a proliferação de fungos e bactérias. 
- UAAAUUUUUU! 
É, o sol faz isso tudo. Mas, não vai dar "aloka" e ficar "quarando" por horas, ok? Bastam 15 ou 20 minutinhos no horário da manhã, e pronto. Entretanto, lembre-se: de nada vai adiantar o sol se a pega continuar errada! 

- Mas, Ju, o meu seio já está machucado. O que eu posso fazer?
O que eu SEMPRE digo para as minhas amigas é: depois da mamada, espalhe um pouco do seu próprio leite em todo o seio e deixe secar livremente (quando eu digo livremente é sem passar paninho, papel... NADA. Larga ele ali e não coloque sutiã, absorvente de seio, até que ele seque). O leite materno é um cicatrizante poderoso, além de antibacteriano. E quanto mais ventilada estiver a região, melhor! Assim, a proliferação de fungos e bactérias passa longe.
Algumas mães que conheço optaram por usar também a Lanolina (pura) para ajudar na cicatrização. Eu não vejo necessidade, mas se for do seu agrado, é só ir até a farmácia ou buscar em lojas online especializadas. Esse não é um produto barato e, provavelmente, vai ser usado em muito pouca quantidade. Portanto, pense bem antes de comprar. 

Como eu disse mais acima, não é necessário preparar o seio para a amamentação. Não use nada em seus mamilos. Risque da sua lista: óleos, hidratantes, sabonetes milagrosos, buchas, toalhas para esfregar, etc. A natureza é perfeita e, durante a gestação, o corpo prepara as nossas mamas. Elas ficam naturalmente mais hidratadas por causa de glândulas sebáceas e sudoríparas que possuímos na região das aréolas e são chamadas de Tubérculos de Montogomery. Elas formam uma camada hidrolipídica que protege essa área e evita rachaduras. Nosso corpo é realmente perfeito!

Tubérculos de Montogomery 
Sobre o uso de conchas de solicone:
Nos primeiros dias de amamentação é válido. Ela ajuda na formação do bico, sem ferir, e colhe o excesso de leite sem deixar os seios úmidos. O que ajuda a pele a ficar bem macia. Porém, use com sabedoria! Mantenha as conchas esterilizadas e secas, rejeitando o leite acumulado, e nunca durma com elas (a umidade vai dificultar a cicatrização do seu seio).

Então, meninas, valeu à pena ler? 
Espero que a postagem tenha sido esclarecedora. 
É muito comum ter dificuldades e dúvidas no início da amamentação. Por isso, mantenham-se sempre informadas e sem vergonha de perguntar. 
Lembrem-se sempre que a "pega perfeita" é peça principal para uma mamada plena e um seio sem fissuras. Observe. Corrija. 
E, se achar que ainda está fazendo errado, corre e pede ajuda. 

Obrigada pela leitura!
Até a próxima postagem.
Namastê.

(Todas as imagens foram retiradas da internet).

4 comentários:

  1. A concha é um milagre! No primeiro quase morri de dor, no segundo tive a oportunidade de usar a bendita concha. Poderosa Concha!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Marta, acho que a concha também foi um fator importante pra mim. Nunca tive nenhum machucado. :D

    ResponderExcluir
  3. Haha, adorava usar as conchas e ficar com aquele look soutien da Madona andando pela casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkk... era exatamente assim que eu me sentia! "Like a Virgin" kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!

      Excluir