sábado, 13 de fevereiro de 2016

Coletores menstruais.


Você sabe o que é um coletor menstrual? Não? Então, vamos lá: eles nada mais são do que copinhos, feitos de silicone, que quando inseridos na vagina, servem para colher o sangue menstrual de forma segura e higiênica. 
Muitas mulheres acham essa idéia um tanto quanto "écati", "que nojo", "uuuiiiii sangue", "credo", .... mas a verdade é que, além de super higiênicos, os coletores são sustentáveis e fazem a gente poupar uma graninha, por serem bastante duráveis (se bem conservados, duram por 10 anos). 
Vamos falar das vantagens de se ter um desses?

1) São feitos de silicone medicinal hipoalergênico, ou seja, são maleáveis e se moldam ao canal vaginal, o que os torna extremamente confortáveis e imperceptíveis. (São perfeitos para você que é ativa e detesta ficar se preocupando se o absorvente vai aparecer, sair do lugar, ou encharcar durante uma atividade física).
2)Risco baixíssimo de vazamento. 
Quando bem colocados, eles fazem como se fosse um vácuo no canal vaginal e isolam o sangue (impedindo que ele vaze e entre em contato com a pele e a roupa).

3)Baixo risco de infecções. 
Por serem feitos de silicone hipoalergênico, não causam alergias e nem alteram o PH natural da vagina, além de não deixarem o sangue entrar em contato com a pele, o que diminiu ainda mais os riscos para a nossa saúde íntima.

4)Não fazem sujeira.
5)Não permitem a proliferação de odores desagradáveis. 
Pelo fato de não permitirem que o sangue entre em contato com o oxigênio.

6) Proporcionam autoconhecimento.
Mas, gente, como é que se usa isso?
Muito simples. Como eles são maleáveis, basta dobrá-los de forma correta, inserir na vagina como um absorvente interno comum, soltar e "Voilá", seu coletor menstrual estará pronto para te dar 12 horas de conforto e liberdade.
Comparativo entre um coletor e um absorvente interno comum.
Na imagem a seguir é possível ver como colocar e retirar o copinho de forma segura. 
Mas como tirar sem me lambrecar? E como higienizar? E se eu precisar esvaziar enquanto estiver na rua?
Calma... são realmente muitas perguntas.
Para retirar, basta puxar o coletor pelo cabinho (bolinha ou anel), depois pinçar o fundo do copinho com os dedos polegar e indicador, de modo que não exista mais vácuo e puxar gentilmente pra fora. No vaso mesmo, despreze o conteúdo do copo, limpe com papel higiênico (ou lenço umedecido) e recoloque. Se o banheiro tiver uma pia acessivel e privativa, aproveite para dar uma lavadinha, embora não seja necessário. Quando chegar em casa, ferva o seu coletor numa panelinha que você vai separar exclusivamente para isso e, caso não precise mais dele dessa vez, guarde limpinho e esterilizado para usar no próximo ciclo. 
Viu só? Colocou, usou, lavou e tá pronto pra outra. Sem lixo, sem cheiro, sem sujeira, sem chatice. 
E, SIM, mulheres virgens podem usar coletores menstruais!
Existem muitas marcas no mercado, inclusive uma 100% brasileira, e todas elas fabricam 2 tamanhos de copinhos. É importante saber qual é o ideal pra você antes de adquirir um. Vale lembrar que também encontramos no mercado coletores descartáveis que prometem liberdade sexual no período menstrual. 

Imagina, poder passar o dia sem se preocupar com vazamentos (podem ser usados por 12 horas), cheiros, atividade física durante o período menstrual, etc, etc. 
Liberdade já!

Que tal se permitir?